DECORAR COM PLANTAS
- Bárbara Loureiro
- 19 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
A semana passada falei-vos de como decorar e arranjar as vossas varandas e pátios, e é nesse seguimento que esta semana venho falar-vos como podem levar a natureza para dentro das vossas casas e decorar os vossos interiores com plantas. Completam qualquer casa e qualquer decoração, têm diferentes formas, tamanhos, alturas e feitios e dão outro dinamismo às nossas casas. Quem não tem plantas na sala, na cozinha ou até mesmo no quarto? Até os mais desleixados acabam por arranjar plantas artificiais para dar outro ânimo à casa.

Para além de serem elementos decorativos, também podem trazer muitos benefícios às nossas casas. São pequenos apontamentos da natureza que animam os ambientes, transmitem boa energia e dão vida aos espaços.
Existem várias espécies de plantas que podemos usar nas nossas decorações, sendo que os cactos e as suculentas acabam por ser das mais fáceis de tratar, por não precisarem de ser regadas com tanta frequência. Podem usá-las individualmente em vasos pequenos ou então fazer composições com várias espécies, tonalidades e formatos e colocar os vasos num prato decorativo ou num tabuleiro. Estes conjuntos são , sem dúvida, dos meus preferidos, e posso até dizer que hoje em dia acabam por ser também uma tendência nos interiores.
As ervas aromáticas são também plantas muito usadas, principalmente nas cozinhas. Ajudam não só a dar um cheirinho agradável à nossa casa, mas são também muito práticas para os nossos cozinhados. Para quem gosta de usar produtos frescos, ter ervas aromáticas em casa é a opção ideal, para não falar na decoração linda que fazem. As mais usadas são por exemplo a salsa, os coentros, os orégãos, o manjericão e o alecrim, mas estas escolhas ficam ao vosso critério.
Na verdade, existe uma grande variedade de plantas que podem usar nas vossas casas para além de cactos, suculentas e ervas aromáticas. Sendo que as aromáticas são as mais usadas para os famosos jardins verticais e para criar pequenas hortas, ideais para os apaixonados pela cozinha. Outras das plantas mais usadas são por exemplo as Espadas de São Jorge e Santa Bárbara, Alfazema (lavanda), Hera e Aloe Vera.
Para terem plantas em casa não precisam de ser jardineiros experientes, mas claro, têm de ter alguns cuidados. Antes de mais, conhecer as características da planta em específico, para saberem os níveis de luz e água adequados a cada espécie, para terem noção se vão dar bem em determinado ambiente; se são tóxicas para crianças ou animais, ou seja, terem a certeza que se adequam à vossa família e dia-a-dia; alguma manutenção, como por exemplo, tirar as folhas secas, limpar o pó e claro regar.
E, sim, também podem ter plantas nos quartos, mas de preferência espécies que purifiquem e melhorem a qualidade do ar e também que ajudem a aumentar os níveis de oxigénio.
Espero que gostem :)
Comments