top of page

LUZ AMARELA vs. LUZ BRANCA

  • Foto do escritor: Bárbara Loureiro
    Bárbara Loureiro
  • 25 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

No post MUITA LUZ prometi falar-vos sobre iluminação artificial...e como o prometido é devido, cá estamos! A verdade é que a iluminação é uma das maiores preocupações nas nossas casas, e como nem todos temos a sorte de ter uma casa abençoada pela luz natural, é preciso recorrer muitas vezes à iluminação artificial. E, por isso mesmo, é importante perceber como escolher o tipo de luz mais indicado para cada ambiente.

Imagem via Pinterest

Seja natural, seja artificial, a luz tem uma grande importância nas nossas casas, mas é claro que, preferimos a luz natural...dá outro dinamismo e vida aos espaços. Quem é que não se sente melhor e com mais energia para o dia quando entra num espaço bem iluminado ? Mas...claro que na sua falta, ou, quando começa a chegar o final do dia, é a luz artificial que entra em acção! Contudo, se esta não for bem pensada acabamos por nos sentir desconfortáveis e muitas vezes até com dores de cabeça, não só pelo facto da luz não ser a mais indicada para aquele espaço específico, mas também porque a sua intensidade pode não ser a melhor...


Para além da questão da iluminação propriamente dita, convém perceber as diferenças entre a luz amarela e a luz branca, para depois sabermos quais são as divisões mais indicadas para cada uma. A verdade é que as temperaturas da luz, têm uma influência directa no nosso estado de espírito, ou nos fazem sentir mais confortáveis ou nos fazem sentir mais activos, e o facto da luz transmitir sensações faz com que seja parte integrante da decoração, no fundo, ajuda a tornar os espaços confortáveis para os fins a que se destinam. As luzes são, por isso mesmo, um exemplo da união entre funcionalidade e beleza, isto é, cada espaço precisa de um determinado tipo de luz, e por isso, há alguns aspectos que é preciso ter em consideração:


COZINHA | CASA DE BANHO

São as duas áreas de serviço da casa, onde a preocupação é iluminar e não tanto criar uma divisão confortável, e claro, por serem espaços de serviço, a luz mais indicada é precisamente a branca. Por ser visualmente uma cor fria, ilumina muito mais do que uma luz amarelada. É também pelo facto de ser uma cor fria, que é mais estimulante e, por isso, ideal para os espaços de serviço.

SALA DE ESTAR | SALA DE JANTAR | QUARTO

É nestas divisões que acabamos por passar a maior parte do nosso tempo quando estamos em casa, é onde queremos descontrair e relaxar. E, como tal, a escolha mais acertada para estas áreas é mesmo a luz amarela, que, por ser uma cor quente não é muito estimulante e oferece uma iluminação ténue, resultando em ambientes serenos e confortáveis, ideais para relaxar.

ESCRITÓRIO

Apesar de ser também um espaço de trabalho...nesta divisão em concreto, tanto a luz amarela como a luz branca são boas escolhas (na minha opinião) dependendo, claro, da função que dão ao vosso escritório / secretária. Sendo que a opção ideal, para quem trabalha a partir de casa, seja talvez a branca, precisamente, por oferecer uma melhor iluminação e por ser mais estimulante, ajuda na nossa concentração e a sermos mais activos. No meu caso, prefiro a luz amarela, porque para mim a secretária já não é o meu espaço de trabalho, e por isso mesmo gosto de ter uma luz que me faça sentir confortável.

Apesar de tudo isto, a verdade é que o gosto pessoal de cada um e o estilo de decoração de cada espaço também tem muito peso na escolha da iluminação, porque como disse a luz é parte integrante da decoração, e, por exemplo, uma cozinha rústica recebe melhor uma iluminação amarela do que uma branca.


Tendo em conta que o tema da iluminação é bastante complexo, vamos deixar para o próximo post os vários tipos de iluminação (suspensa, parede, chão, mesa)...fiquem atentos ;)

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page